Virei manicure e agora? Como atrair clientes e fidelizar.

Boa noite gente maravilhosa? Tudo bom? Espero que sim viu, hoje vou falar sobre uma das coisas que a maioria das meninas me perguntam no waths nos grupos de unhas e creio que muitas tenham duvidas sobre. Quando se começa é bem complicado, até você ter um certo nome formado demora um pouquinho. Então segue as dicas.


Muitas mulheres começam o trabalho de manicure precisando de uma renda extra, e aos poucos vamos nos apaixonando pela profissão, evolui e se atualiza. Eu mesma comecei porque gostava muito e é gratificante você melhorar a estima de alguém, vamos combinar né. Mas o grande problema para muitas é não sabem como atrair e aumentar clientes para o serviço de manicure quando se trabalha a domicilio, ou em salão, até mesmo na sua própria casa.
Dica 1: Estabeleça pacotes promocionais para fidelizar seu cliente
Uma ideia bem bacana é você criar pacotes promocionais, como por exemplo:  4 sessões de manicure e 2 de pedicure por um preço X por mês (sempre trabalhe com pagamentos antecipados, fiado jamais). O valor dessa mensalidade fideliza o cliente. Neste tipo de promoção o cliente consegue programar seu orçamento financeiro incluindo o valor da manicure. De forma que permite que a cliente se programe melhor sobre o valor certo que vai gastar por mês com o serviço no orçamento. Chegando ao fim do pacote você pode oferecer um serviço gratuito para ele, antes dele pagar um novo pacote com você.
Dica 2: Distribua Folheto com promoções 
Em uma tarde, pegue seu banquinho ou cadeira de praia e fique no portão da sua casa. Ofereça descontos falando do seu trabalho para sua vizinhança. Vá ao centro ou passe nas ruas deixando nas caixas de correios ou entregando na mão das pessoas. No folheto você pode escrever:  “20% ou 10% de desconto com a apresentação deste” ou “Feche um de nossos pacotes e ganhe uma pintura de unha decorada grátis “  ou  “Com a apresentação deste a francesinha decorada é gratuita”. 
Dica 3: Anuncie grátis na Internet
Se você pesquisar no google vai encontrar uma série de websites que anunciam seu serviço de graça na Internet (facebook, instagram, zap). Use e abuse! Deixe lá seu contato. Outra opção é procurar anúncios em folhetos locais. Você pode até fazer uma parceria com outros serviços prestados no bairro e distribuir calendários com o quadro dos principais serviços e telefone de contato no bairro: Ex.: Contato do Serviço de entrega de quentinha, pizza, manicure, etc.
Dica 4: Faça um Instagram
Divulgue as fotos do seu trabalho. Deixe seus clientes se apaixonarem pelo que você faz.
Dica 5: Faça uma FanPage no Facebook
Use a FanPage do Facebook para conectar seus potenciais clientes ao que você faz. Você também vai usar a FanPage para divulgar suas fotos, avisar sobre mudanças, novidades, etc.
Dica 6: Organize o “Dia da Beleza”
Convide e reúna suas amigas consultoras de beleza, esteticistas, cabeleireiras, massagistas, maquiadora, depiladoras, revendedoras de maquiagem (como consultora Mary Kay por exemplo).  E você pode até combinar junto com uma feirinha de artesanato se você tiver amigas que façam artesanatos.
Organizem um lugar, como um espaço na casa de alguém, ou mesmo alugue um espaço (se compensar o preço em seu bairro).
Elabore descontos super especiais e preços abaixo da tabela (lembre-se que desse evento você vai atrair e conquistar clientes para o ano inteiro).  Você pode até combinar a data do evento com alguma data comemorativa (opcional), por exemplo, dia da mulher, dia das mães, outubro rosa, etc.
Pronto, agora é só divulgar!  Banners no bairro, folhetos, boca a boca, facebookwhatsapp, porta de escolas, etc.   Vistam camisas personalizadas na hora de distribuir os folhetos, vai chamar muito mais a atenção das potenciais clientes.
Dica 7: Faça parcerias com outros profissionais
Faça uma parceria com aquela sua amiga maquiadora de casamento, ou contate alguma que ofereça o serviço local, ou mesmo aquela fotógrafa, etc. Disponibilize a indicação dos seus serviços como manicure! E você também passará a indicar os serviços da pessoa. É uma troca.

Dica 8: Faça marketing pelos WhatsApp

Use do poder do WhatsApp para divulgar seu trabalho. Contudo, uma dica que dou é: Use com Moderação. Fique atenta para não se tornar inoportuna e se passar por chata. Uma ideia legal é você criar um cadastro (grupo) de clientes que realmente querem receber suas promoções, porque aí você consegue atingir seu público alvo verdadeiramente interessado.

Dica 9: Coloque uma placa ou fachada na porta da sua casa

Coloque uma plaquinha na porta da sua casa indicando que ali tem uma manicure. Invista em uma fachada bonita, limpa e criativa. E não se esqueça de colocar o website e telefone para agendamentoSem contar, que isso também vai ajudar as clientes que conheceram seu serviço por meio da Internet e estão te procurando no seu bairro.
 Dica 10: Não Venda Fiado
A menos que você esteja disposta a arcar com o risco do prejuízo, nunca, mas nunca mesmo venda fiado. Coloque uma máquina de cartão se for o caso.
Explique com carinho para sua cliente-amiga que você tem custos a arcar e precisa contar com o dinheiro.
Não sabe cobrar?  Cobrança é uma técnica que se pode aprender. Se achar necessário, faça um treinamento!
Gostaram?

12 comentários:

  1. Eu adorei suas dicas, sinto até saudades quando eu ia na manicure fazer as unhas, adorava as promoções e o bom atendimento, faz toda a diferença;
    Beijos. ♥
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amora, sim o atendimento do local sempre faz a diferença

      Excluir
  2. São ótimas as suas dicas! Acho interessante que a manicure faça o trabalho sem pressa, pois isso afeta o resultado. Elas costumam sair limpando demais os cantos das unhas e acabam limpando as unhas também. Difícil alguma me agradar.

    :*
    In.Material
    @in_material

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem algumas que priorizam o tempo em vez de ir devagar, isso é tão chato. As vezes desvaloriza muito o serviço.

      Excluir
  3. Oie,
    Adorei as dicas! E o legal é que serve para outros tipos de serviços, e realmente funciona!
    Eu pinto minhas unhas em casa, não faço, mas ia adorar essas promoções se fosse frequentadora.
    Beeijo!!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos

    ResponderExcluir
  4. Minha amiga, eu estou pensando justamente em fazer isso como renda extra porque o meu trabalho não está dando mais para nada, além de eu detestar! Amo fazer unhas, sempre fiz as minhas, mas será que é obrigatório eu ter um curso na área? Amei seu post!


    Bjs!


    etudovaidade.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie gatinha,a questão do curso é relativo. Você não precisa ter em mãos o curso. Conheço manicure que tem anos nas costas e não tem curso. Eu fiz um básico em 2015 e nem me deram certificado kkkk atuo desde então e com o dinheiro que você ganha, mais para frente você pode separar um pouco para o curso.

      Excluir
  5. Nossa
    que dicas ótimas!!!
    Realmente pacotes a gente ate fica mais interessada por gastar menos.. e a ideia é atrair +, né?

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  6. Adorei o seu artigo, muito bem informativo e recheado de dicas.
    Aguardo por mais postagens assim, minha linda.
    Beijos. ♥
    Diário da Lady

    ResponderExcluir